Dom x Esforço

 

Quase todo mundo já teve algum contato, ao menos o mínimo, com a arte. Na infância fazemos rabiscos, alguns tentam dançar, cantar e tocar instrumentos musicais.

Então é natural que alguns continuam tendo essa presença artística durante grande parte de suas vidas, seja por incentivo de familiares ou por realizações e interesses pessoais. Com o tempo e dedicação é óbvio que o talento e a habilidade para tal coisa é cada vez mais lapidado.

É comum as pessoas vincularem os “talentos” artísticos ao famoso DOM, como se aquela pessoa tivesse nascido excepcionalmente predestinada a exercer aquela habilidade com esplendor. Na maioria das vezes o tal “DOM” vem como uma desculpa para os rotuladores que não conseguem executar tal habilidade (por falta de dedicação ou esforço), aceitando e desistindo de sua evolução tanto no desenho quanto na música ou em outra atividade. Não nego que alguns tem certas aptidões, sejam manuais ou intelectuais, mas sem o treino e o aprimoramento elas são facilmente atrofiadas.

Desse modo é muito fácil aceitar que não você não sabe desenhar, tocar violão ou até mesmo escrever bem, se você antes de tentar já se sabota inserindo no seu subconsciente que é incapaz de executar tal coisa, buscando os problemas e as desculpas invés de buscar a solução.

Todos nascemos como carvões brutos, que podem ser lapidados até se tornarem diamantes ou irem com a massa aceitando suas incapacidades. Tudo na vida precisa de esforço, dedicação e treino e isso não muda com a arte.

 

Marcos Lopes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.