Reflexão de uma graduada em economia

Era realmente um mundo novo: cestas de consumos? macroeconomia? microeconomia?

econo_60

Fonte: Corecon-RN

Muitos me perguntam o por quê de eu ter escolhido economia, hoje já formada, volto atrás e penso: eu realmente não entendo o porquê?  Eu não lembro qual foi o momento do: Ah, esse curso me parece ser legal.

Nos primeiros períodos, eu confesso, perdida estava. Acredito que ninguém deveria ser obrigada a escolher o curso assim, acabou ensino médio, faculdade. Não sou uma nerd como alguns achavam (e ainda acham), não tive as melhores notas. Tive problemas emocionais e físicos no final da minha graduação que poucos tem conhecimento (e eu prefiro que fiquem com esses poucos).

Primeiro, ciências econômicas é uma ciência social. Sim, social! É claro que você tem que lidar com números, culpem os marginalistas (ou melhor, culpem o mundo que gosta de quantificar). Mas a grande maioria acha que temos que só mexer com números na faculdade.

Bom, eu tive que ler para as matérias de Pec (Proposta de emenda constitucional Pensamento Econômico) : “A riqueza das nações” do Adam Smith para Pec 1; “O Capital” de Karl Marx para Pec 2; Alguns marginalistas para Pec 3 e “Teoria geral do emprego, do Juro e da moeda” de John Maynard Keynes.

Além das matérias de História Econômica e os diversos manuais. Bom, para entender economia você tem que ler, ler, ler mais um pouquinho, aí quando está cansado descobre que tem conexão com a política, ai vamos ler mais um pouco, conexão com o meio ambiente, conexão com  história (bom, isso eu meio que já tinha dito), com a cultura e assim, temos que: ler, ler e ler.

Acho que não tanto quanto a galera de Direito (Vocês já viram o tamanho dos livros deles? Coisa de doido!), mas ciências econômicas é uma faculdade em que lemos bastante e torramos nosso dinheiro em Xerox e às vezes atrasamos a entrega do livro na biblioteca.

Para os que pensam em fazer economia: Procure uma faculdade que se alie com o seu pensamento (vocês sabiam que dependendo da faculdade ela tem viés? abraço, escola sem partido!); Olhem as grades curriculares! Elas mudam bastante de faculdade para faculdade. Leiam um pouco de economia, e quando eu falo isso é para você ter uma noção do que vai estudar e não entrem como eu – de paraquedas- procurem sabe o que é macroeconomia, microeconomia e economia política (mesma coisa que pensamento econômico).

Ah, mas e agora, você gosta de economia?

Gosto mais pelo que ela me permitiu ver no mundo, eu comecei a ver as conexões do mundo. A economia que até então era para mim, tão distante de tudo, hoje é ligado a tudo, e tudo é ligado a tudo. Tudo é uma cadeia, depende de muita coisa. Estudamos as relações econômicas porque existem relações sociais, elas existem porque nós existimos. E é desse jeito que existimos e o nosso jeito de nos relacionarmos é que geramos todo o resto, inclusive a economia, inclusive você, inclusive eu. Tudo é transdisciplinar hoje em dia.

Para, os que irão entrar na graduação (qualquer curso): Não é o curso e sim, o que você faz do curso. Vocês já ouviram muito isso, neh? Mas é verdade, como também é verdade ter aquela sensação de eu não faço a menor ideia do que estou fazendo com a minha vida estar perdido. Respire! Sei também que tem gente que não tem escolhas na vida, porque é muito fácil eu falar de escolhas, sendo que eu tive uma boa estrutura familiar e tive o direito de escolhas. Respire! Não vou dizer que vai ficar tudo bem, mas respirando fica tudo mais fácil, inclusive a faculdade. E se não der certo? Respire, e mude de curso, mude de profissão.

É como diz minha mãe: Tudo no mundo tem solução, menos a morte. Trágico, mas inspirador.

Jessica Lopes

Fonte:

Foto retirada do site <http://www.corecon-rn.org.br/institucional/simbolo-do-economista/>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.