Cultura e História Importam Sim!

O meu 1º post nesse blog que já data uns 2 anos (apesar das poucas postagens) foi a defesa do Ministério da Cultura, que eu não sei se vocês lembram, o nosso presidente chegou a fechar quando assumiu o cargo.

Nesse post, É o fim, novamente. eu falava o quanto a Cultura e a História importam, e parece que são só pessoas que sabem disso que oferecem resistência as injustiças cometidas pelos poderosos desse país, eu pelo menos tenho essa impressão. Acrescento a essa parcela de pessoas aqueles que ainda tentam fazer pesquisa em um país que bate em seus cientistas e professores.

O fogo que acometeu o Museu Nacional no Rio de Janeiro foi um soco no estômago de cada um que sabe que não podemos ignorar o passado se queremos construir realmente um amanhã. Eu não sei se há algo de bom a se tirar desse fogo, a minha decepção e desesperança com o Brasil aumentou absurdamente, e o que eu vi nas redes sociais eram historiadores e cientistas em prantos.

Gostaria muito que possamos ver esse episódio futuramente como um despertar das autoridades que temos que cuidar dos nossos registros, da nossa história, e não um símbolo de falência de um governo. Digo essas palavras com um dos poucos fios de esperança que restam em mim para com esse país, que sim, eu ainda amo muito.

Estou pensando em começar a escrever nesse blog sobre os Museus e Centros Culturais do Rio, eu já fui e vou em muitos e talvez seja um registro legal a se fazer.

(Foto Acervo Pessoal) Eu na Quinta da Boa Vista na 1ª vez que visitei o Museu Nacional em 1991.

*Foto da capa Reuters

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s