Empress Ki: A história de uma mulher dividida entre dois reinos

Que nação podemos chamar de nossa? Goryeo? Yuan?                                              Seung Nyang

Eu confesso que estava com certo receio de iniciar Empress Ki. Eu gosto de sageuks (dramas históricos),  esse gênero é conhecido pelas tramas políticas, romances profundos e principalmente, pelo sofrimento, por isso é necessário disposição. Soma isso ao fato de Empress Ki ser um drama de 51 episódios de 1 hora cada, ou seja, enorme. Resolvi encarar o desafio já que ele é considerado ótimo e não me arrependi, virou um dos meus favoritos, e talvez seja muito cedo pra falar isso, mas acredito que iguale com o meu Top 1 geral, que é The King Loves, outro sageuk. Além de tudo isso, esse drama me ajudou a passar por esse furacão que ocorreu no nosso país chamado: 1º turno das eleições para presidente.

Sinopse: Genghis Khan construiu um império que abrangia vastas regiões no leste da Ásia e no leste da Europa. E havia uma mulher que detinha imenso poder na dinastia Yuan. Ela não era descendente de mongóis nem dos chineses han. Ela veio de Goryeo, um pequeno reino no Extremo Oriente. Ela foi levada para o Império Mongol contra sua vontade como uma Gungnyeo (mulheres do palácio), mas de alguma forma superou seu status de humilde para se tornar uma imperatriz em outra terra. Seu nome era Imperatriz Ki. Autores: Jang Young Chul e Jung Kyung Soon Diretor: Han Hee (Fonte: MBC / Retirado de My Drama List)

NdP0Ef

Como começar a falar desse drama épico e incrível? Então, Empress Ki já começa ágil e se mantém dessa forma, é um drama que sempre tem muita coisa acontecendo, creio que poderia dividir de boa a história em 4 grandes arcos: Seung Nyang como Chacal; Seung Nyang como serva; Lady Ki vs El Temur e Imperatriz Danashiri; Lady Ki vs Bayan e Casa das Águias. E eu poderia muito bem escrever diferentes sinopses para cada arco e isso só mostra o quanto é rica e sem “barriga” a história, são 51 episódios de pura emoção com diversos acontecimentos históricos que realmente ocorreram.

Ha Ji Won honrou muito em seu papel de Chacal/ Seung Nyang/Lady Ki /Imperatriz Ki, a mocinha da nossa história é inteligentíssima, luta muito bem e sofre do início ao fim, e ela com certeza entrou na minha lista de melhores personagens femininos de Kdramas. Teve gente que teve dificuldade de entender suas motivações, mas eu achei suas atitudes bem aceitáveis com tudo que ela encara, toda a sua mudança de personalidade é totalmente justificável.

A mulher sofreu o pão que o diabo amassou e eu achei bem natural que ela se tornasse mais dura e parecesse inescrupulosa em diversas ocasiões, mas eu a amei, ela sempre me surpreendia com sua inteligência!

9e197f6b80b77b009323370db0b586f6

Ela inicia sua história como um tributo de Goryeo para Yuan, no meio dessa travessia ela foge, mas nisso ela também perde a sua mãe, que antes de morrer avisa a filha que seu pai está vivo. Na sua procura pelo pai, Seung Nyang se veste de homem e encarna o papel de Chacal, aprende a lutar e a atirar flechas, e é nessa busca que ela conhece os dois homens que seriam os homens de sua vida, Ta Hwan (ou Toghon) e Wang Yu.

yiIB-Y

Acredito que o relacionamento dela com esses dois homens representava também as duas nações. Ela nasceu em Goryeo e amava o seu país, porém percebeu em um certo momento que precisava ser uma pessoa influente em Yuan para poder ajudar seu país de origem, entre outras coisas (convenhamos que a motivação dela inicial foi a vingança). Nessa busca a ajudar Goryeo, ela se afeiçoa também a Yuan e cria raízes no país que era o opressor ao seu. Complicado neh?! Sageuks são sempre complicados.

wdApRO

Wang Yu (Joo Jin Mo) é o príncipe herdeiro e futuro Rei de Goryeo, muito justo, leal e bondoso com o seu povo.

JBw1jf

Wang Yu é nos apresentado quando ajuda Seung Nyang a fugir de ser um tributo de Goryeo, deixando claro que ele é um líder que se preocupa com o seu povo e gostaria que Goryeo se tornasse livre de Yuan. Depois desse momento, ele vai ajudar nossa heroína até o fim da história. Seung Nyang não demora a se apaixonar por ele e nem ele por ela. Vou lhes dizer que eu nunca shippei os dois, mas eu entendia o amor que os dois nutriam, e mesmo depois de separados os dois ainda tinham uma ligação e eu achava super compreensível, por toda a história que eles compartilharam e pelo amor ao seu país.

Ele é um personagem muito linear, eu acho que isso me impediu de me apaixonar por ele, sei lá, eu costumo gostar dos 100% certinhos, mas teve algo que não rolou, aí eu preferi durante a maior parte do tempo o Imperador. Muita gente deve ter shippado esses dois, porque o imperador, às vezes, vinha trabalhado na burrice e babaquice extrema, enquanto esse aí sempre tava na surdina ajudando a Seung Nyang.

tumblr_inline_mzd9bbZMit1r0x6lg

Ta Hwan (ou Toghon) e futuro Imperador de Yuan (Ji Chang Wook), ou somente Peha, é nos apresentado como uma pessoa bem medrosa, eu vi muitas semelhanças ao príncipe do Baekhyun de Moon Lovers, porque ele definitivamente era uma criança no começo. Eu achei ele bem fofo nesse iniciozinho e até a metade do drama ele é um ser muito bacana, o que fez eu adorar ele. Mas na segunda metade depois de uma passagem de tempo a personalidade dele muda, ele se torna alcoólatra e paranóico, e ele tem várias atitudes babacas e/ou burras. A única coisa que nunca muda é o seu sentimento pela Seung Nyang, seu amor por ela muitas vezes passa dos limites e entra na categoria obsessão, é bom deixar claro que o amor que ele sente por ela sai do saudável e ele faz coisas que eu considero condenáveis.

Quero dizer que eu entendo que muitos gostem do Imperador, Ji Chang Wook é um dos meus atores favoritos da dramalândia e ele arrasou! E o Imperador tem alguma coisa que te faz torcer por ele, não sei bem o que é, se é a solidão do personagem, sua insegurança, fragilidade emocional ou só a muito boa interpretação do Ji Chang Wook, mas eu tive que relevar muita coisa que ele fez na segunda metade do drama, até preferir esquecer certas cenas para continuar torcendo por ele, porque eu estive quase no patamar ódio em certo momento. Mesmo assim como grande parte da galera, chorei muito com o seu desfecho e fiquei feliz que ele se redime e muito no final do drama, o último episódio é dele. 

a9ff9407765df62aae478901b2cd629d

Ele, assim como o Wang Yu, conhece a nossa heroína quando a mesma se vestia de homem e se afeiçoa tanto a “ele” a ponto de o considerar seu único amigo e desde essa época ele desenvolve uma certa paixão. Acontece que o então príncipe Toghon acaba tomando uma decisão que impacta diretamente na morte de alguém muito querido de nossa heroína. Aí galera, ela passa a detestar ele por muito tempo, porém o destino (e posteriormente, a vingança) fazem com que os dois se reaproximem.

02b2c6f6918453a1c8d4565ad1b122cf

Além disso, não é novidade nenhuma que a Seung Nyang acaba se casando com o Ta Hwan, a primeira cena do drama já mostra isso, o título do drama já mostra isso, então isso nem spoiler é. E apesar desse casamento não ter acontecido por um motivo nobre como o amor (não da parte dela), os dois acabam desenvolvendo um relacionamento romântico real. Porém, a relação dos dois até quando consolidada passa por muitos problemas, não podemos esquecer que Ta Hwan é de Yuan e Seung Nyang de Goryeo e isso norteará toda a relação deles.

E sim gente, eu acho que ela se apaixonou por ele, tem gente que tem essa dúvida, mas ela demonstra muitas vezes isso e chega a dizer também, acho que a galera ficou confusa porque ela era uma pessoa quando estava com o Wang Yu e outra totalmente diferente quando começou a ficar com ele, mas passar o que ela passou fez com que ela se transformasse.

2d6f4c7198d4cf37539acc0a196b090d

 

Eu poderia usar esse espaço aqui para falar de outros personagens como vilões como Danashiri (Baek Jin Hee) ou El Temur (Jun Gook Hwan), ou falar de personagens dúbios como o Bayan (Kim Young Ho) e a Imperatriz Mãe Dowager (Kim Seo Hyung),  todos muito bem representados e antagonistas a altura da nossa heroína, mas eu acho que tem  um personagem que merece um destaque a mais que todos esses e esse é o melhor personagem masculino de Empress Ki: Tal Tal (Kim Ji Han).

169d68a9b1e80283fa0875176c1a92f9

Antes, eu quero dizer que até o metade do drama você não dá nada pelo Tal Tal, mas na segunda metade do drama, esqueça Imperador de Yuan e Rei de Goryeo, esse cara supera os dois, ele é incrível. Ele é muito inteligente e se torna professor da Seung Nyang, além disso ele toma certas decisões que te fazem perceber o quanto ele é leal ao seu país e ao se povo, surtei muito com ele. Com certeza  entrou na minha listinha dos caras mais bacanas de sageuk (ela não é lá muito extensa, porque os caras de sageuk sempre me decepcionam em algum momento).

Ah, e sobre a trama política? Nossa, ela é muito sinistra, chega a ser complicado explicar de tanta coisa que acontece. A história se inicia no período em que Goryeo é submissa a Yuan e tem que enviar tributos (pessoas) para Yuan. Percebemos de cara que quem manda em Yuan não é o Imperador e sim o regente El Temur, e num primeiro momento ele é a principal causa da maioria das desgraças que ocorrem aos 3 protagonistas. Entre conspirações, traições, luta pelo poder e guerras é que a história da que será a futura Imperatriz Ki se desenvolve.

Então, eu engoli os 51 episódios e agora me encontro numa depressão seríssima pós-sageuk, um pouco parecida com a que eu sofri em The King Loves. É um drama realmente muito incrível, cheio de reviravoltas, uma verdadeira montanha russa de emoções e de bônus me presentou com uma das cenas de beijo mais bonitas da dramalândia, essa do gif abaixo, sério eu fiquei apaixonada por esse “beijo” na água, cheio de rosas pra tudo quanto é lado, lindo, lindo, lindo!!

tumblr_mzhrtmdLli1rimmx0o7_250

Onde Assistir: Meteor Dramas (necessário cadastro)

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.