O mistério dos penhascos que nunca matam nos Sageuks

Se vocês não viram os dramas: Empress Ki, Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo e The King Loves; eu aconselho a não prosseguir a leitura do texto abaixo contém alguns spoilers destas obras.

 

Eu acho que toda dorameira está cansado de saber os clichês dos Kdramas, alguns a galera ama, outros odeiam: o piggyback, o beijo (horroroso) de olho aberto, o beijo acidental (Oi??), entre outros; mas eu tenho reparado em um que ocorre particularmente nos sageuks que eu nunca vi ninguém falar muito sobre: NINGUÉM MORRE NUMA QUEDA DE PENHASCO.

Eu não vi muitos sageuks na vida, porque como eu já disse em outros posts é um gênero maravilhoso, mas que precisa de disposição e sim, sempre tem muita morte, mas é incrível que ninguém morre ao cair de um penhasco. Chega até ser muito chocante como essa galera sobrevive, mas esse recurso só serve para que todos os outros personagens  pensem que a pessoa está morta e depois magicamente essa pessoa aparece vivíssima da vida. 

Em Empress Ki, (resenha aqui), não há uma caída no penhasco e sim duas ao longo da drama. Uma que ocorre nos capítulos iniciais com o então príncipe Ta Hwan (Ji Chang Wook) e a Seung Nyang (Ha Ji Won).

Compreensível? Sim, eu achei bastante aceitável, mas como um bebê sobrevive de um penhasco?? Aceitar que um bebê sobreviveu a queda exigiu muito da minha abstração de expectadora, mas é exatamente isso que acontece, o bebê recém-nascido da Seung Nyang, o “estrela” cai junto com um dos assassinos, o assassino até que morre (figurante, claro), mas o bebê sai magicamente da situação sem nenhum machucado.

Apesar da cena acima mostrar a Seung Nyang caindo novamente, na próxima cena a gente descobre que ela não chegou a cair de fato daquela altura toda. Mudando de drama, em Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo, depois de uma conspiração mal sucedida o 3º príncipe Wang Yo (Hong Jong Hyun) é obrigado a fugir e vai parar aonde? Sim, na beira de um penhasco. 

Nós nem chegamos a “sentir” sua falta, porque no outro capítulo ele já estava de volta para aprontar com os irmãos. Aliás, Hong Jong Hyun deve ter ficado craque nesse tipo de cena, porque aconteceu exatamente a mesma coisa com o personagem dele em The King Loves, (resenha aqui), Wang Rin. 

E agora, nós temos no ar o drama 100 Days My Prince, que eu ainda não comecei a assistir, mas a premissa da história é que um príncipe herdeiro (Do Kyung Soo) sofre amnésia ao cair de um penhasco e acaba casando com a solteirona de um vilarejo (Nam Ji Hyun).

E aí, concordam comigo que a não morte em caídas de penhascos estão se tornando um clichezão? Conhece algum outro drama que utiliza esse artificio? Ou conhece algum drama em que algum personagem importante realmente morre caindo de um penhasco? Deixe nos comentários! 🙂

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.