O que saber antes de assistir um Sageuk: Dicas para preparar o coração

Olá galera,

Resolvi fazer um texto curto para falar um pouco da minha paixão: Sageuks! Antes, vamos ao nome Sageuk, que são basicamente dramas históricos coreanos, sendo eles fictícios ou não. Eu comecei a ver sageuk de supetão como a maioria da galera e achei que não ia curtir, mas Sageuk é um gênero encantador que retrata épocas bem difíceis que tem reinos, casamentos Arranjados, nobres, servos, ou seja, toda uma estrutura de sociedade diferente da qual nos conhecemos hoje.

Então, eu resolvi reunir aqui algumas dicas que eu gostaria de dizer para as pessoas que nunca assistiram, caso você esteja querendo assistir, já que é bom preparar o coração.

1. SAGEUK = TRAGÉDIA ANUNCIADA

img_2016

Cena de The King Loves

Primeiro, prepare-se para a tragédia, Sageuks costumam ter desgraças e sofrimentos, num nível absurdamente maior que um drama comum. Os tempos eram bastantes conturbados, então não é incomum você ver cenas de torturas, por exemplo, então, se você é sensível a cenas assim talvez essa não seja a sua praia.

2. NÃO ESPERE POR FINAIS FELIZES

Cena de Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo

E também não espere que aquele casal que você tanto shippou e pediu ao céus que ficassem juntos, fiquem definitivamente juntos. Acho que isso frustra muita gente, mas a verdade é que finais de Sageuk dificilmente são felizes, às vezes, você acaba o drama em lágrimas, é algo que você tem encarar. E isso nos leva diretamente a outra coisa que você tem que se preparar (pelo menos comigo acontece muito): Depressão Pós-Sageuk!!!

3. DEPRESSÃO PÓS-SAGEUK

Cena de The King Loves

Esse tipo de drama costuma ser tão intenso, mas tão intenso que quando você termina te deixa numa bad desgraçada, eu por exemplo, levo vários dias para me recuperar e nesse meio tempo não consigo assistir nada além de vídeos no youtube deste drama. Isso porque eu só assistir dramas até agora pesados, mas sei de alguns que são comédias como My Only Love Song, porém a maioria te deixa é na bad mesmo.

4. POLÍTICA

Cena de Empress Ki

Outra coisa que é boa de destacar é que Sageuks são basicamente dramas sobre Política (eu não conheço nenhum que não seja, mas talvez exista). Óbvio que quando falamos de política aqui, é em outro tipo de estrutura, aí você tem casamentos arranjados por conveniência, guerras, conversas sobre impostos, essas coisas. A Política é algo que tem um destaque gigante e costumam ser o blackground de todo Sageuk.

5. NÃO PROCUREM OS NOMES DOS PERSONAGENS NO GOOGLE

img_2018

Personagens baseados em personalidades reais de Six Flying Dragons

Como eu já disse sageuks são dramas históricos e apesar de não termos muito conhecimento da história coreana, os eventos históricos estão lá na internet, se você se preocupa com spoiler e quer entender melhor a história, procurar entender depois do drama ter terminado. Se você procura saber o que houve com aquele personagem na vida real, você já descobre com quem ele casou, quem ele matou ou como ele morreu esse tipo de coisa. Às vezes, o drama já te solta spoilers, mas aí é a estrutura dele.

 

Mas Sageuks são incríveis, o Roteiro desses dramas costumam ser bem elaborados e te prendem muito, é tudo cheio de planos mirabolantes, lutas e plot twists. O Roteiro de um bom Sageuk vale todas as desgraças valerem a pena. Vou finalizar parafraseando Rony Weasley  de Harry Potter “Você vai sofrer, mas vai ficar feliz com isso”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.